Responsáveis de Projecto

Manuel Duarte Pinheiro

O Director Geral da IPA, Manuel Duarte Pinheiro, licenciou-se em 1985 e doutorou-se em Engenharia do Ambiente. Tem vindo a trabalhar em consultadoria, tendo realizado e dirigido várias centenas de estudos ambientais, abrangendo estudos de impacte ambiental, auditorias ambientais, análises de risco ambiental, avaliação ambiental de ciclo de vida, sistemas de gestão ambiental, projectos de soluções sustentabilidade e estudos de mercado.

É Professor no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura e Georecursos do Instituto Superior Técnico.

É igualmente o responsável pelo desenvolvimento sistema LiderA, um sistema voluntário de certificação na área da Construção Sustentável.

Deolinda Chaves

Deolinda Chaves é Engenheira Agrónoma (Instituto Superior de Agronomia, 1987), sendo quadro da IPA desde 1995.

Tem desenvolvido actividade no domínio da gestão de projectos de Verificações e Avaliações Ambientais. Tem dedicado especial atenção ao Estudos de Impactes Ambientais e a estudos de Desenvolvimento Rural e Comunitário.

Para além destas tem vindo a dedicar a sua atenção ao desenvolvimento de análise e avaliação da sustentabilidade, sendo assessora certificada do sistema LiderA.

Desde 1991 a Desenvolver pelo Ambiente

A IPA, desde o seu surgimento em 1991, que tem vindo a promover a perspectiva de valorização do ambiente através de uma análise das várias possibilidades de melhorar os planos, projectos, modos de construir e operar. Essas medidas respeitam o ambiente e pretendem promover o desenvolvimento sustentável aplicado a cada realidade.

Contactos e Ligações

IPA - Inovação e Projectos em Ambiente, Lda.
R. General Manuel Diogo Neto, 179 - A
2765-334 Estoril - Portugal
Telefone: +351-934658450
E-mail: global@ipa.pt

Equipa de Direcção da IPA

Principais responsáveis: Manuel Duarte Pinheiro (Direção e gestão); Deolinda Chaves (Direção de Projecto), Marina Duarte Pinheiro (Comunicação);

Newsletter de Sustentabilidade
Se quiser receber a newsletter de sustentabilidade, registe-se aqui.
COPYRIGHT 2009 © IPA todos os direitos reservados.
desenvolvido por: webbase